Estuque e Papel

Numa antiga casa no meio da cidade. Por entre os estuques e paredes falsas, nas fracturas da pedras escondia-se um livro, uma capa de cabedal escura e já desfeita pelas pontas e extremidades. Uma mulher que por ali estava  viu o livro. O que a trazia a casa era a vontade de a reconstruir.

A curiosidade foi mais forte e a sua mão aproximou-se do livro pegando nela e folheando, vendo vários desenhos a lápis e uma única página em branco que precedia a um texto:

“Nem sei bem que me trás cá. Talvez só cá venha porque nada mais tenho para fazer, e na esperança que alguém leia isto e eu posso crer assim que os interessados me ouçam, que as vidas que quero voltar a ver estejam longe de mim mas mantenham contacto comigo lendo este texto.

Estive perdido ultimamente, nos últimos meses não sabia o que fazer, tive receio de voltar a perder tudo, esse medo ainda fez com que mais rapidamente perdesse quem sou, perdesse a alegria que tenho, perdesse o meu ser, a minha alma, perdesse o que nunca quis perder. Não quero que isso volte a acontecer não quero que isso se repita, quero agora juntar as peças e reconstruir o que ficou destruído no passado. Será que isso é possível? Só o tempo o dirá.”

Tanto tempo passara por aquelas folhas de papel. Pareciam tão antigas que o resultado final das palavras já não parecia importar. O que aconteceu permanecera algures no tempo, sem se saber quem era a pessoa o qual teria sido o resultado final da espera…

Era evidente que alguém tinha  construído a habitação e que tinha enterrado o tesouro que era o livro entre a pedra e o estuque. A construção da casa tinha sido custosa e parecia ter sido feita por duas pessoas, parecia ter sido montada para um fim, mas nunca existiram registos de que a casa tinha sido habitada. Mas aquela livro começava a duvidar esse facto… Toda a antiguidade com esta velha habitação merece uma digna reconstrução, o passado, as memorias nesta casa, todas as boas ou más, são merecedoras de uma segunda tentativa de criação de algo novo, esta casa será um dia pretendida para ser recuperada…

Manuel Vela
About this entry